O QUE É UMA STARTUP ?

O que são Startups?

Você provavelmente já ouviu muito este termo e até já deve ter uma ideia do que seja. Mas você entende bem o conceito de Startup?

Em termos gerais, uma Startup é uma empresa inovadora que, em sua maioria, tem base na tecnologia. Daí muitas pessoas associam que Startups são apenas empresas que oferecem algum produto ou serviço tecnológico. E isso é um engano.

Não são apenas empresas que criam aplicativos ou vendem softwares revolucionários, produtos ou serviços pela internet que podem ser chamadas de startups. 

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

(Cadastre-se na minha lista VIP para receber conteúdos exclusivos, clicando aqui.)

Uma startup deve estar embasada em inovação,  que pode ser retratada em um dos elementos abaixo:

  • O produto ou serviço que a empresa entrega deve ser inovador. Ninguém no mundo vende o que esta startup se propõe. Logo a inovação vem no produto final da empresa.
  • A inovação pode estar, não produto entregue, mas na forma de entregá-lo ao cliente. Por exemplo: Um supermercado que permite que você faça suas compras pela internet e pague utilizando bitcoins e em uma hora seu pedido está em casa. Ou então, a entrega deste pedido é realizada através de drones. Neste caso, o supermercado continua vendendo produtos alimentícios, mas inovou na forma como o cliente realiza e recebe a compra.
  •  A inovação pode ser no modelo de negócios da empresa. Neste caso, a forma como a empresa funciona está fora dos padrões conhecidos.

Ciente de toda a inovação que uma startup é, ela sempre está dentro de riscos altos. Por não ter um caso de sucesso anterior, uma startup vai provar se seu negócio funciona ou não na prática.

Como vimos, uma empresa startup não precisa estar associada a aplicativos e tecnologia. Pode ser uma empresa offline desde que a inovação seja o pilar do negócio. Também se destaca o potencial de lucros altos, justamente pela solução de um problema de forma inovadora e também pela procura em sempre manter os custos baixos. Geralmente é uma empresa enxuta sem divisão em muitos departamentos. Os funcionários são  multitarefas, justamente para que os custos se mantenham baixos.

Alguns consideram a google e amazon como startups, mas o fato é que essas empresas são gigantes e já estão consolidadas no mercado. Bem diferente do significado Startup (início, começo, iniciantes).

Para que uma empresa pare de ser considerada uma Startup é necessário que o seu produto ou serviço esteja consolidado no mercado, testado e aprovado. É quando não há mais cenários desconhecidos. Quando o que ela oferece já é consumido pelo seu público com confiança, neste momento ela pode passar pelo upgrade e deixar de ser uma Startup.

Wanessa Castro

 

 
Wanessa Castro
Formada em ciência da computação, mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Empreendedora Digital, investidora de criptomoedas e muito curiosa.
Post criado 26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
E-BOOK GRÁTIS: 5 Passos Para Criar Seu Negócio Online Sem Ficar PerdidoBaixe Aqui