COMO LIDAR COM O EXCESSO DE INFORMAÇÃO

Não sei se você, assim como eu, gosta de pesquisar bastante e obter todo conhecimento na internet quando está interessada em aprender algo novo ou empreender em alguma área. Por eu ser assim, acabo sofrendo com o excesso de informação e algumas vezes fico estagnada em meus projetos.

O fato de estarmos na era da informação com acesso fácil e rápido a todo tipo de conhecimento, pode por acabar mais nos prejudicando do que ajudando, de fato. Porque a gente, simplesmente, não consegue filtrar as coisas e acabamos pesadas demais com todo excesso de informação, gerando muitas incertezas a respeito de quais passos seguir para colocarmos nosso projeto em prática. Seja criar um novo negócio, desenvolver novas competências ou inovar, por exemplo.

A internet, maior vilã, eu diria, está cada vez mais especialista nisto. Você assiste a um vídeo sobre um determinado assunto e já tem outros vinte vídeos sendo sugeridos para você, ao mesmo tempo que seu WhatsApp toca em vários grupos (em sua maioria com mensagens inúteis). Além, de todas as outras abas abertas em seu navegador. E ainda por cima, as pessoas têm ideias diferentes de como fazer tudo e você não sabe qual a melhor.

Ai! Só de falar já fiquei agoniada!

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

E é este o sentimento mesmo. Um sentimento de agonia, de várias coisas pra fazer, para ler, saber, entender… uma lista sem fim, que só ressalta a nossa ignorância e reforça o sentimento de incapacidade.

O Dr Augusto Cury fala muito sobre isso, com destaque para a síndrome do pensamento acelerado.(Inclusive fiz o teste e me dei mal, você também pode fazer aqui se quiser).

O fato é que para avançarmos, precisamos parar. Que paradoxo não?!

Se você está tendo dificuldades em seus projetos pessoais, porque não está conseguindo focar, analise seu comportamento. Será que não está ficando inflada demais de conhecimento e faltando ações?

Há algumas dicas que podem te ajudar a diminuir esse ritmo frenético de informação e te ajudar a evoluir com o conhecimento que você possui, mas já aviso, pode doer.

A primeira dica é: Filtrar

Se você quer aprender sobre um assunto, escolha duas ou três pessoas (no máximo) para seguir nas redes e consumir o conteúdo e orientações que eles dão.

A segunda dica é: Siga as orientações

Se você tem alguém na internet como mentor, siga os passos desta pessoa. Coloque as dicas em prática de verdade. Não se autossabote.

A terceira dica é: Uma vez decidido, não desista.

É muito comum a gente escolher seguir por um caminho e conforme a gente vai ouvindo os conselhos de outras pessoas começamos a pensar que nossa estratégia não é mais boa o suficiente e queremos mudar. E acaba que nenhuma da certo. Nem a antiga e nem a nova. A regra é: Tente antes de desistir.

(Cadastre-se na minha lista VIP para receber conteúdos exclusivos, clicando aqui.)

Há um segredo nisso. Estratégias funcionam de forma diferentes para perfis de pessoas diferentes. Ou seja, o que dá certo para o outro, pode não dar certo pra você. Mas você só saberá depois que tentar.

Portanto, se escolheu por um caminho, siga-o e feche os olhos e ouvidos para todos os outros bons conselhos, por mais que pareçam maravilhosos (e vão parecer). Isso chama-se foco.

Seja disciplinada, se force a isso que você conseguirá.

Se você tiver uma dica sobre esse assunto, compartilha aqui nos comentários. Sua dica pode ser a salvação de alguém.

Fiquem na paz, beijos e tchau, tchau!

Wanessa Castro

 
Wanessa Castro
Formada em ciência da computação, mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Empreendedora Digital, investidora de criptomoedas e muito curiosa.
Post criado 26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
E-BOOK GRÁTIS: 5 Passos Para Criar Seu Negócio Online Sem Ficar PerdidoBaixe Aqui