A DIFERENÇA ENTRE TER FACULDADE E CARREIRA

Ta aí um assunto que causa muita confusão. O curso que você resolve fazer na faculdade, com a carreira que pretende seguir na vida. Tudo isso porque muitas pessoas confundem o que escolheram para estudar com o que querem ser na vida profissional.

Calma, parece meio confuso, mas eu vou explicar!

DIFERENÇA ENTRE FAZER FACULDADE E TER UMA CARREIRA

O curso que você escolhe na faculdade vai te graduar, vai te dar conhecimento sobre determinado assunto e, talvez, te dará um direcionamento.

Porém, a sua carreira depende de muitas outras escolhas.

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

Ela precisa estar nas decisões que vai tomando no decorrer da sua vida. Como, por exemplo, os cursos que faz simultaneamente com a graduação, a imagem e a reputação que forma no decorrer da sua vida acadêmica e social.

Desta forma, esse conjunto concordará com a sua profissão e a formação da sua carreira.

Imagina você querendo ser advogado(a). Então, você inicia a graduação de direito, cumpre os dez períodos necessários para se graduar. Mas, quando finaliza, percebe que somente com a graduação você não conseguirá seguir uma carreira jurídica.

Então, se dá conta que também precisa passar na prova da ordem dos advogados, a tão temida prova da OAB.

Depois, vai perceber que além de ter passado na prova, precisa ter tido algum contato com o direito na vida, como a extensão de um estágio por exemplo.

Portanto, começa a enxergar que tudo o que você precisa para entrar na carreira pretendida, teria que ter sido pensada lá atrás, junto com a escolha do curso.

Você se gradua em direito, exemplo que estamos usando para explicar essa diferença, passa na temida prova da OAB e percebe que não agiu durante vários anos da sua vida como uma futura advogada! Como assim?

(Cadastre-se na minha lista VIP para receber conteúdos exclusivos, clicando aqui.)

Eu fiz os dez períodos, passei na prova e agora você vem dizer que não tenho perfil para seguir a carreira que pretendo no direito? Você me questiona!

Entro mais uma vez nas explicações.

REPUTAÇÃO DIGITAL

Principalmente, nos tempos de hoje, onde a internet tem grande poder de influência nas contratações. O perfil que mostrou nas redes sociais por vários anos, será que condiz com a postura que a sua nova profissão exige?

Você pensou nisso durante esses longos anos de graduação? Não, né?

Além disso, não imaginou que aquelas postagens polêmicas que tanto gostava de compartilhar e comentar teriam influência quando se tornasse uma advogada? E aquelas fotos, rodeada de farras e bebidas? E os posts no outro dia, falando de ressaca, imaginou que eles teriam qualquer coisa a ver com o que escolheu para sua carreira?

Acredite, todas essas atitudes e comportamentos têm relação com sua futura pretendida carreira profissional.

Tá, agora que leu! Pensou! Concordou ou não com o que escrevi, vou dar uma luz para aqueles que estão na escolha do curso, pensando na sua futura carreira profissional.

PENSE ALÉM

A carreira que pretende seguir, mais uma vez eu digo, precisa ser escolhida junto com o curso, bem no comecinho.

É difícil? Muito! Precisa de muita organização e planejamento.

Portanto, é preciso pensar na imagem da sua reputação. Será que pessoas vão te indicar futuramente para um emprego? Irão te chamar para uma sociedade? Você criou a imagem de uma pessoa responsável e competente?

Aliás, suponhamos que passe em um concurso, pois estudou muito, como seus futuros clientes e agregados irão te enxergar? É preciso ter uma reputação que condiga com a carreira escolhida, os pesquisadores da área chamam de Desenvolvimento Contínuo do CNH (conhecimentos, habilidades e atitudes).

Logo, sua reputação tem que ser construída junto com seus sonhos, metas e pretensões profissionais.

Por isso, antes de escolher seu curso, pense: nas áreas que gosta, nas ramificações que o curso que escolheu pode te levar. Se nesse curso escolhido você poderá desenvolver as habilidades que têm.

Depois disso, planeje, pondere suas atitudes e vai lá e arrasa!

Você pode ser quem você quiser, ter a carreira que quiser. Só depende de você!

 
Jeane Cavalcante
Estudante de Jornalismo. Estagiária na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Mais de 17 anos de experiência em vendas. Criadora do blog Utopias & Poesias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
E-BOOK GRÁTIS: 5 Passos Para Criar Seu Negócio Online Sem Ficar PerdidoBaixe Aqui