COMO PEDIR AUMENTO SALARIAL? (E CONSEGUIR)

Você gostaria de um aumento de salário? Aposto que sua resposta é: Sim, com certeza, claro, óbvio!

Então vamos conferir neste artigo algumas dicas que podem te ajudar a conseguir este aumento salarial. Sim, porque se você não pedir, é muito mais difícil que consiga.

Porém, antes de sentar na frente do seu chefe e conversar sobre esta questão, é preciso ter muito bem claro em sua mente e estar seguro de que você merece este aumento. Pois, se nem você acredita que está merecendo, então, não vai conseguir vender essa ideia para o seu chefe e nem para ninguém.

Portanto, avalie os seguintes pontos primeiro:

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

PRODUTIVIDADE

Você tem entregado tudo o que é solicitado pra você, dentro do prazo e com qualidade? Se sim, ótimo! Porém, não faz mais que sua obrigação. Porque isso é o mínimo esperado. Portanto, se quer ganhar mais, precisa oferecer mais à empresa. E isso nos leva ao segundo ponto.

ASSUMA RESPONSABILIDADES

Muitas pessoas simplesmente deixam de fazer tarefas porque não são da sua alçada. Se você quer realmente um aumento, precisa mostrar que está trabalhando além e que é digno dele.

FORA DA RÁDIO PEÃO

Sabe aquele grupo de pessoas da empresa que sempre sabem de tudo? Quem foi demitido, quem ganhou aumento, quanto ganha fulano, quem ta tendo caso com quem. Tudo isso ele sabem!

Geralmente, essa galera é a turma insatisfeita, que sempre tem algo pra reclamar de todo mundo. Têm a mente fechada e só encontram problemas e poucos se dispõem para ajudar quando é preciso.

Dificilmente eles vão conquistar grandes coisas, portanto, fique longe deles.

SEJA SOLÍCITO

Sempre que um colega ou o seu chefe precisar de ajuda, ajude. Seja rápido e amigável em ajudar.

As pessoas notam que sempre podem contar com você. Além do que, você se tornará referência em determinados assuntos e, principalmente, em em resolver problemas.

(Cadastre-se na lista VIP para receber conteúdos exclusivos, clicando aqui.)

AUMENTO DE QUANTO?

Tenha uma sugestão do valor de aumento baseada em estudos. Sim, você não pode chegar lá e pedir para dobrarem o salário, simplesmente porque você quer.

Avalie como está o mercado e a faixa salarial da sua profissão. Se você estiver com salário abaixo do mercado, será um ótimo argumento. Portanto, vá respaldado de informações.

Procure sugerir o aumento falando em percentual (%), fica mais delicado, por exemplo: “Pensei em um aumento de 20%”.

Outra coisa muito importante é que você precisa entender que será uma sugestão. Isso não quer dizer que vão acatar o valor que você propôs.

AVALIE A SITUAÇÃO DA EMPRESA

Você não quer se preparar para essa conversa, arrumar seus argumentos e se encher de coragem pra quando, finalmente pedir o aumento, ouvir que a empresa não está boa das pernas e que as contratações e aumentos de salários estão suspensos. Não é?

Por isso, avalie a situação da empresa com antecedência. Veja os relatórios que são disponibilizados, se a empresa está vendendo bem, se a carteira de cliente está crescendo. Se a resposta da sua análise for positiva, então, não perca tempo, este é o momento ideal.

SAIBA O QUE QUER

Aumento de salário por si só não te fará feliz. Até que momentaneamente te trará contentamento. Mas se você estiver insatisfeito com seu emprego, logo esse aumento não será suficiente.

Por isso, só peça aumento se realmente quiser fazer carreira dentro da empresa.

Se planeja sair a curto prazo, então não o faça. Pois, quando uma empresa te dá um aumento ela espera que você cresça e traga resultados para ela.

TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Aprenda a segurar a onda nas situações difíceis. Eu sei que muitas vezes estamos cansados e com as emoções à flor da pele (por vários motivos, inclusive questões pessoais). Mas não reclame e nem faça cara feia se seu chefe te pedir pra refazer um trabalho ou não dar o devido valor e desconsiderar algo que você levou muito tempo fazendo.

Também não se magoe por tudo, se alguém não for muito amigável em uma reposta, procure relevar. Todos temos dias ruins. Esse comportamento será levado em consideração quando forem avaliar seu pedido de aumento de salário.

MARQUE UMA REUNIÃO

Jamais! Em nenhuma hipótese tenha essa conversa no corredor, na fila do almoço ou perto do fim do expediente.

Verifique a agenda do seu chefe, e peça um horário com ele. Você precisará ter essa conversa com calma, sem correr risco de ser interrompido por terceiros.

VALORIZE SUAS QUALIDADES

Você tem pontos a melhorar, assim como todos. Porém, não os valorize nesta conversa. Pelo contrário, ressalte suas qualidades e o quanto você já tem agredado para o crescimento da empresa.

Faça-o perceber quando você coopera com a equipe e quanto eles precisam de você. Mas seja humilde, cuidado com as palavras para não parecer arrogante.

SEJA PACIENTE

Não ache que você já vai sair dessa conversa com um “sim” imediatamente. Seu chefe vai precisar avaliar sua proposta, em alguns casos, ele precisará falar com o superior dele.

Por isso, tenha paciência! Você fez a sua proposta e agora precisa dar tempo para que ela seja avaliada. Aguarde sua resposta sem pressionar ninguém e nem demonstrar ansiedade ou impaciência.

Observe todos esse pontos e siga essas dicas. Após todas essas coisas resolvidas, você estará mais preparado para esta conversa. E eu? Te desejo sucesso e que esse aumento venha logo!

Sucesso e não esqueça de compartilhar este artigo com alguém que esteja precisando ou em suas redes sociais.

Wanessa Castro

Wanessa Castro
Formada em ciência da computação, mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Empreendedora Digital, investidora de criptomoedas e muito curiosa.
Post criado 23

Deixe sua opinião

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo