Como Conseguir Clientes Pelas Redes Sociais

O universo digital é um oceano de oportunidades e muito provavelmente o seu cliente ideal está lá. O que você precisa é aprender como chegar até ele. Por isso, resolvi compartilhar com vocês 10 estratégias para conseguir clientes através das redes sociais.

Lembrando a você que além deste blog, possuo um canal no youtube onde compartilho mais dicas sobre empreendedorismo e marketing digital. Então, para não perder nada, é só se inscrever clicando aqui: Inscrever-se!

Ah! E antes de começar a aplicar qualquer uma dessas técnicas, tenha em mente uma coisa muito importante. CONSISTÊNCIA. É preciso que você aplique essas estratégias regularmente e adapte ao seu negócio de acordo com a reação do seu público. Não adianta fazer uma vez e pensar que o milagre vai acontecer e vai chover clientes. Seja constante e inteligente!

Posto isso, vamos lá!

1 – Vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp ultrapassa o Facebook em popularidade em vários países. Você tem noção da importância disso?

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

Isso é um tremendo sinal para usar o whatsapp em seu negócio, se ainda não usa.

Se você usa o e-mail marketing, sabe que a taxa de abertura dos e-mails, em geral, é muito baixa. Você investe dinheiro, e muitas vezes não é pouco, em uma ferramenta de automatização de e-mails e tem um retorno baixo.

Para que consiga ter um retorno bom com sua lista de e-mails é preciso ter muitos leads cadastrados.

Como as coisas têm mudado bastante e estamos caminhando muito para o mobile, não me surpreenderia se daqui há um tempo essa estratégia de e-mail marketing deixar de ser “considerada boa”, observando o custo X benefício.

A vantagem de usar o whatsapp são várias:

  1. A taxa de abertura das mensagens é muito alta. Diria que mais de 90%
  2. O cliente vê, geralmente na hora, porque sempre está com o celular à mão.
  3. As pessoas respondem. Para alguém responder algum e-mail marketing é quase um milagre, mas com o WhatsApp é diferente. Realmente há engajamento.
  4. É gratuito.

Então, eu recomendo que compre um chip e comece a usar o WhatsApp. A estratégia aqui é muito simples e é a mesma do e-mail marketing.

Comece divulgando seu número nas redes sociais. Salve os contatos, peça para que eles salvem seu número no telefone deles (Isso é importante, ok?) e crie uma lista de transmissão.

Nesta lista de transmissão, comece a divulgar conteúdos sobre o seu negócios e eventualmente faça ofertas. Venda mesmo!

Tome alguns cuidados para não ser chato e nem ficar lotando o whatsapp das pessoas, senão elas poderão enjoar e te bloquear.

Obs: Crie uma lista de transmissão e não um grupo. Na lista, as pessoas recebem uma mensagem privada, como se você tivesse mandado apenas para ela. Já no grupo, sempre tem aqueles sem noção mandam muitos SPAM ou ficam perguntado coisas que não interessam a todos e as pessoas ou saem do grupo ou simplesmente ignoram as mensagens.

2 – Iscas Digitais

A estratégia das Iscas Digitais é simples e eficiente. Consiste em disponibilizar um produto gratuitamente para atrair seu público. Este produto pode ser um e-book, podcast, minicurso e muito mais;

A sacada aqui é que para que a pessoa tenha acesso a este produto gratuito, ela precise disponibilizar seu e-mail (no mínimo, em alguns casos pede-se o whatsApp também).

O objetivo é relacionar-se com todos os contatos da lista, ser lembrado, criar autoridade e fazer ofertas mais diretas.

3 – Ofertas

Atrair o público na internet não será o seu maior desafio. A grande questão é saber fazer ofertas corretamente, considerando o momento e as palavras usadas.

Jamais! (Eu disse jamais) Empurre vendas a todo momento para o seu público, porque esta é uma ótima forma de perder a sua audiência, que tanto trabalhou para conquistar.

Para evitar este problema, o melhor a fazer é criar um calendário de ofertas. Pense nas datas comemorativas do ano, pense nas ofertas que pode fazer neste momento. E pense também em algumas ofertas entre uma data comemorativa e outra. (Estou pensando em disponibilizar um calendário de ofertas do ano, se quiserem, comentem no final do post)

Mas, tome muito cuidado para não estressar sua lista de contatos e nem sua audiência das redes sociais.

Antes de fazer as ofertas gere conteúdo de valor. Compartilhe informações importantes, seja útil. Porque assim irá construir autoridade, gerar relacionamento e ser alguém constantemente lembrado por algo bom.

4 – Grupos do Facebook

Os grupos do facebook são ótimos para divulgar seu produto ou serviço. Porém, também existe algumas coisas que precisa observar para que seja efetivo.

A primeira coisa é escolher os grupos certos. O grupo precisa ser de temas relacionados ao seu negócio; precisa ter muitos membros; precisa ser engajado (as pessoas comentam e curtem os assuntos compartilhados);

Não chegue fazendo SPAM, porque além de poder ser banido, não trará um bom resultado.

O que você pode fazer é escrever um post com uma boa imagem compartilhado um conteúdo interessante. Faça o seu post “bombar”, responda aos que comentarem e faça seu post se destacar no grupo.

Após o post ganhar destaque, edite-o e coloca uma oferta que pode ser um link de afiliado, link do seu site ou produto. Não retire o conteúdo que está lá e nem mude o post completamente, faça apenas um complemento ao conteúdo acrescentando alguma solução paga para quem vir aquele post.

5 – Perfis profissionais do Facebook

Crie um perfil verdadeiro sobre você, mas com objetivo profissional. Adicione pessoas que podem ser potenciais clientes, crie conteúdo e direcione essas pessoas para suas outras redes sociais.

A estratégia aqui é construir uma comunidade engajada e focada em seus assuntos.

Mas como achar pessoas interessadas em meu conteúdo e que sejam potenciais clientes?

Simples. Procure em seus concorrentes. Veja quem são as pessoas que interagem com os perfis sociais de seus concorrentes e crie um relacionamento com elas.

Faça ofertas programadas e sempre lembrando de que as pessoas querem se relacionar com pessoas e não com empresas. Então, haja de forma natural no facebook, compartilhe algumas coisas pessoais para gerar identificação.

Com essa comunidade criada e engajada, divulgue seus produtos e suas ofertas.

6 – Stories do Instagram

O Story é a paixão do Instagram. O engajamento lá é maior do que as postagens nos feeds.

Porém, atenção! As pessoas querem ver realidade, por isso, seja você mesmo. Compartilhe sua rotina, bastidores do seu negócio e use estratégias de engajamento, como: hashtags, localização e o link do arrasta (se tiver mais de 10 mil seguidores).

Nos stories compartilhe sobre quando algum produto estiver em promoção, recomendem que cliquem no link da bio (e coloque lá a sua oferta).

E com o link do “arrasta para cima” abuse para mostrar seus produtos. Maasss, intercale isso com conteúdo de entretenimento (rotina , bastidores e curiosidades).

7 – Anúncios

Os anúncios, se usados da maneira correta, podem trazer ótimo retorno. No entanto, anunciar nas mídias digitais requer um conhecimento para que não perca dinheiro.

Se for anunciar no Instagram ou facebok use o Gerenciador de Anúncios do Facebook, configure corretamente o seu público.

Para isso, é necessário que conheça muito bem a sua persona e segmente sua campanha para atingi-los. Desta forma, o anúncio trará melhores resultados.

8 – Reuniões

Nesta estratégia você irá usar as redes sociais como fonte. Fonte para encontrar seu potencial cliente e coletar seus dados.

Anote as redes sociais, e-mail e telefone (se estiver disponível). Estude o perfil da pessoa para confirmar se realmente ele pode se tornar um cliente seu futuramente.

Depois, é só entrar e contato via e-mail, telefone ou whatsApp para agendar uma reunião online ou presencial dependendo do seu modelo de negócio.

Esta é uma estratégia (ativa) e mais agressiva, mas tem uma boa taxa de conversão.

Veja se faz sentido para o seu negócio e tente. (Depois me conta se funcionou para você!)

9 – Link da bio

O link da bio do Instagram é otimo lugar para realizar vendas.

Atualmente o Instagram permite apenas um link, mas com ferramentas como o linktree é totalmente possível colocar vários links.

Organize os links e estimule o clique dos seus seguidores através dos stories, post no feed  e a própria descrição da bio.

O segredo está em para onde direcionar o usuário que clicar nos links. Não divulgue um produto muito caro, pois a possibilidade de venda cai muito, a não ser que este produto seja muito conhecido e esteja claro para seus seguidores os benefícios que ele oferece.

Se tiver uma página de vendas com um vídeo, ótimo. Um vídeo ajuda a vender mais. Evite direcionar a pessoa diretamente para o link do checkout (pagamento)

10 – Perguntas e Respostas

O Instagram tem uma funcionalidade de “Perguntas”, onde seus seguidores podem mandar dúvidas pelos seus Stories.

Divulgue este sticker e peça para fazerem perguntas a respeito de determinado assunto, por exemplo: “Faça uma pergunta sobre como trabalhar online”..

Responda a todas as perguntas com conteúdo relevante e em uma dessas respostas, tente encaixar uma oferta. Indique um curso ou produto que você vende e que pode solucionar a dúvida ou problema daquela pessoa.

Todos verão e muitos clicarão para se informar e as vendas podem acontecer neste momento.

lembrando que se tiver o recurso do “arrasta para cima” é um ótimo momento para usar.

Com essas estratégias você poderá converter vários seguidores nas redes sociais em clientes. No entanto, um ponto muito importante para todas essas estratégias é ter um número de seguidores razoável.

Se tiver poucos seguidores, é natural que poucas pessoas vejam essas estratégias (com exceção dos anúncios, claro!) e aí as vendas demorarão mais ainda a acontecer.

Eu fiz um vídeo compartilhando estratégias de como conseguir seguidores no Instagram, confira aqui:

Porém, se você quiser conhecer estratégias infalíveis mais profundamente para aumentar seus seguidores no Instagram e aumentar ainda mais as suas vendas, eu recomendo o mesmo curso que eu fiz: “Mais Seguidores” da Ana Tex.

É um curso que realmente vale a pena comprar e aplicar as estratégias que ela ensina. É tudo na prática e sem enrolação, você consegue concluir o curso muito  rápido.

Clique aqui se quiser conferir mais sobre o curso.

Mas e aí, gostou das dicas? Há outras que você usa em seu negócio que dá certo? Compartilha comigo nos comentários.

Um beijo e até mais!

Wanessa Castro
Formada em ciência da computação, mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Empreendedora Digital, investidora de criptomoedas e muito curiosa.
Post criado 29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo