7 Erros Que Você Não Pode Cometer Ao Abordar Um Cliente

Incrível como muitos empresários e empreendedores ainda cometem erros grosseiros ao tentar conquistar um cliente.

Os erros destacados nesta lista são todos baseados em fatos reais (por mais impressionante que possa parecer). Portanto, se você deseja ser um empreendedor de sucesso, esteja atento para não cair nestes erros.

Antes de começar a listagem, se você gosta de assuntos de empreendedorismo, rotina empreendedora e marketing digital. Inscreva-se no meu canal para pegar mais dicas: Meu Canal

Vamos aos 7 erros:

1 – Não apresentar-se devidamente

Já foi parado pessoalmente ou por telefone, por alguém que começa a despejar um monte de informação em cima de você, sem nem antes dizer seu nome?

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

Essas interrupções são abruptas e, geralmente, nas piores horas do dia e o único sentimento que consegue despertar é “quê???! Eu não quero ouvir e não tô entendo nada”

Portanto, antes de tentar abordar alguém para vender algo, tenha certeza de que a pessoa tem tempo para prestar atenção em você.
Seja educado e pergunte se tem 5 minutos para te ouvir. Esta simples pergunta já desarma muita gente.
Apresente-se, diga seu nome e a empresa que representa.
Explique o serviço ou produto que você vende, fale explicadamente e esteja atento a qualquer comentário que o cliente possa querer fazer.

Se o possível cliente não tiver tempo para te atender na hora, não insista. Tente agendar um hora mais tarde e só venda quando tiver um bom tempo para isso.

2 – Ser Prolixo

Sabe aquelas pessoas que dão a volta ao mundo para te contar que 1 + 1 = 2? Você, provavelmente, conhece pelo menos uma pessoas que enrola demais para falar. E, pior, além de falarem muito, falam devagar.

Não seja assim!

Ao fazer uma venda procure ser claro e objetivo. Não se estenda muito, porque o cliente pode simplesmente se perder em suas explicações em nexo ou ficar entendiado com tantas voltas.

3 – Ser Inconveniente

Ah a falta de noção! Há perfis de vendedores mais agressivos, e tudo bem quanto a isso. Porém, é preciso saber a hora de parar, até que momento insistir.

Já pegou aqueles vendedores que querem saber o porquê você não vai comprar, que quer saber detalhes da sua vida financeira? Que fazem perguntas que até seus amigos próximos não fazem?

Eu já peguei uns assim e eles só param quando você dá um basta no interrogatório.

Este tipo de comportamento só gera desconforto e repulsa pelo o que está sendo oferecido. Isso não funciona!

4 – Ser Grosseiro

Quando você quer conquistar um cliente, JAMAIS, eu disse J.A.M.A.I.S. seja grosseiro.

Aí você diz: – Mas isso acontece?

Sim! Acontece.

Certa vez uma pessoa queria me vender algo, entrou em contato e por eu demorar a responder, mandou uma mensagem ríspida. Eu fiquei indignada e a minha reação foi ignorar.

Princípio básico para vender algo a alguém é ser, no mínimo, simpático. Ou neutro, que é até tolerante. Mas grosseiro? Jamais.

5 – Não ser claro

Manter uma comunicação transparente, é essencial para um cliente satisfeito. Ocultar informações ou deixar nas entrelinhas não é um bom negócio, sem contar que é desonesto.

Seja claro sobre o que o cliente pode esperar do que você está vendendo. Criar falsas expectativas pode ajudar a efetuar o pagamento, mas se tiver insatisfação posterior, a sua reputação, do produto/serviço e da empresa ficam em cheque. Sem contar que em muitos casos a compra é estornada e o seu saldo é apenas um cliente insatisfeito pronto para denegrir seu nome na praça.

Portanto, procure valorizar seu produto, destaque os benefícios, mas seja realista.

6 – Não valorizar seu Produto ou Serviço

Se por um lado, alguns superestimam os resultados do que vendem, outros deixam a desejar quanto à valorização da solução que promovem.

Saber destacar os pontos positivos, os resultados, a solução daquilo que vende é fundamental para conseguir ter êxito na função de vendedor.

Para isso, é necessários conhecer muito bem aquilo que promove. Além, de conhecer a dor do público, que ele resolve.

Procure dar preferência para destacar os pontos positivos. E, desenvolva uma conversa. Pois, muitos vendedores quando indagados sobre o produto/serviço que vendem, limitam-se a dizer o preço de maneira seca e fria.

Se você acredita que o que você vende, realmente pode tramsformar para melhor a vida das pessoas, seus olhos devem brilhar. E este brilho no olhar, faz toda a diferença para o cliente.

7 – Não entender o Problema do cliente

Muitas empresas não procuram atender o cliente de maneira personalizada, mesmo quando o podem fazer.

Algumas possuem pacotes fechado e não estão dispostas a negociar para atender melhor o cliente.

O cliente percebe quando uma empresa está dedicada a ajudá-lo, a atendê-lo da melhor forma possível e, principalmente, preocupada com a satisfação dele.

Entender o problema do cliente é estar preocupada em satisfazê-lo, em atendê-lo em sua necessidade da melhor maneira possível.

Geralmente, empresas já consolidadas no mercado e muito grandes, não se importam com a insatisfação de alguns poucos clientes, e eles são obrigados a consumir o que tem.

Isso geralmente acontece em empresas de serviços de necessidades básicas como água, luz, internet, transporte público e etc. Porém, quando a inovação traz um serviço/produto melhor, estas empresas são as primeiras a sofrer.

Apesar de não ser nenhuma estratégia mirabolante, entender perfeitamente o problema o cliente para oferecer uma solução que o atenda integralmente, acaba sendo a falha de muitas empresas.

Você, como cliente, já sofreu com alguma situação dessas?

PRECISA ALCANÇAR MAIS PESSOAS PELAS REDES SOCIAIS E ALAVANCAR SEU NEGÓCIO? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

E como vendedor? Já cometeu algum erro desses?

Desejo sucesso em suas vendas!

Wanessa Castro

Wanessa Castro
Formada em ciência da computação, mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Empreendedora Digital, investidora de criptomoedas e muito curiosa.
Post criado 29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo