5 AÇÕES DE UMA MENTALIDADE EMPREENDEDORA

Quer saber se você tem uma mentalidade de um empreendedor de sucesso? Para que você tenha sucesso nos negócios é preciso que seu mindset esteja pronto. Então, veja aqui se já possui essas competências ou se ainda precisa desenvolvê-las.

Os itens relacionados abaixo fazem parte de uma mentalidade empreendedora, no entanto, não são os únicos requisitos necessários. Porém, sãos os que considero mais importantes.

1 – Você tem a responsabilidade

A mente empreendedora jamais se coloca em posição de vítima, mesmo quando, de fato, é uma. Ter o senso de responsabilidade sobre tudo o que acontece em sua vida e nos negócios, o torna protagonista dela e não apenas uma pessoa que deixa a vida acontecer. O protagonista da sua vida faz elas acontecerem.

Obviamente, não temos o controle sobre os imprevistos que acontecem, porém, podemos definir como reagir a eles e o que fazer a partir dali.

Lista Vip

Cadastre-se na minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos. Clique Aqui!

Por isso, sempre que quiser se colocar em situação de coitadinho e injustiçado, lembre-se de que esta não é uma mentalidade empreendedora. Tome as rédeas da sua vida e posicione-se.

Uma mente empreendedora pensa em soluções e não o porquê de ter acontecido um problema e muito menos procura culpados. O foco está em resolver e passar para a próxima fase. Resolutividade vem em primeiro lugar.

2 – Atitude – Sabe que precisa agir (enfrenta os medos e age, antes feito do que perfeito)

Ser apenas um sonhador não te levará a lugar algum. Desculpe se isso é duro, mas o fato é que se você quer conquistar algo, trabalhe para isso. Mexa-se!

Muitas pessoas pensam que só pelo fato de pensar positivo e acreditar, as coisas realmente irão acontecer. Mas não é assim. Não mesmo!

É claro que é preciso ter fé, mas sem obras, essa fé de nada adianta. Então, se você acredita, trabalhe.

Ser otimista e acreditar é fundamental para continuar persistindo no seu objetivo. Porém, planejar, trabalhar, se dedicar é tão importante quanto ou mais.

A mente empreendedora não arranja desculpas, ela vai lá e faz. E se tiver mal feito? Essa mente trabalha, vai lá e corrige. Mas, jamais deixa de fazer por medo do que os outros irão pensar ou porque não tem as ferramentas necessárias.

Pergunte aos grandes empreendedores se eles começaram com o cenário ideal, se tinham tudo o que precisavam, dinheiro, equipamentos, escritório, tempo, apoio?

“Quem quer faz, quem não quer arranja desculpa”

(Cadastre-se na minha lista VIP para receber conteúdos exclusivos, clicando aqui.)

3 – Pensa a longo prazo

Se você pensa apenas no impacto que está causando hoje, amanha ou daqui a uns meses, provavelmente não terá sucesso em sua empreitada.

Quem tem a mentalidade empreendedora pensa longe. Planeja, trabalha e tem uma visão mais certa da realidade.

O empreendedorismo digital está em alta. E, muitas pessoas que vislumbram essa vida pensam que é fácil e rápido. Por isso, as pessoas aparecem na internet (criam um canal o youtube, se posicionam nas redes sociais de forma profissional, criam sites) e acham que o sucesso virá após alguns vídeos, alguns posts e algumas fotos no instagram. Longe disso.

A ansiedade é algo totalmente normal. Afinal, quem não quer ver seu negócio dando frutos. Porém, ter uma visão a longo prazo é fundamental para ter a paciência necessária e manter a motivação adequada para prosseguir com seu negócio até que ele dê certo.

4 – Acomodação Jamais

O empreendedor de sucesso sempre procura uma melhora em todas as áreas, principalmente, na área de autodesenvolvimento.

Quando seu negócio atinge seu objetivo, novas metas são traçadas e, agora, mais ousadas.

Quando alguma deficiência em sua personalidade é identificada, rapidamente procura trabalhar para superar esta dificuldade. Se o problema é não saber delegar, a mente empreendedora trabalha para aprender a fazer isso. Se o problema é falta de controle e organização financeira, procura desenvolver a disciplina e aprender sobre isso.

O empreendedor é inquieto de um jeito bom, e é isso que o faz avançar.

5 – Pensa fora da caixa

É importante entender as metodologias existentes e aprender com os mais experientes. Porém, quando enxerga uma oportunidade e acredita nela, ele se arrisca. Mesmo que isso nunca tenha sido feito por ninguém.

Fazer o que tudo mundo faz e como todo mundo faz, só te tornará mais um no mundo. Mas quem ousa pensar diferente é que se destaca.

E um de seus programas, Silvio Santos, contou que trabalhava vendendo canetas na rua. Até que chegou um dia que ganhou um emprego. Carteira assinada, batia o cartão e tinha horário para trabalhar. Mas sabe o que ele fez? Preferiu ficar vendendo canetes, pois ganhava muito mais e tinha liberdade.

Quantas pessoas ‘tradicionais’ escolheriam vender canetas?

Hoje o Silvio Santos é quem é, porque ousou ir contra o efeito manada. Você também tem esta coragem?

Conseguiu identificar em você estas atitudes? Se sim, parabéns!

Mas, se ainda não, saiba que desenvolver esta mentalidade é totalmente possível.

E o primeiro passo é se inscrever no meu canal e assinar este blog para receber mais conteúdos como estes e treinar a sua mente empreendedora.

Siga pessoas nas redes sociais que podem contribuir para isso, assista a vídeo, leia livros e viva uma procura constante de autodesenvolvimento.

Sucesso em seu crescimento!

 
Wanessa Castro
Formada em ciência da computação, mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo. Empreendedora Digital, investidora de criptomoedas e muito curiosa.
Post criado 26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
E-BOOK GRÁTIS: 5 Passos Para Criar Seu Negócio Online Sem Ficar PerdidoBaixe Aqui